sábado, 23 de abril de 2022

RELATÓRIOS E PARECERES DESCRITIVOS 5° ANO

 



MODELO 1

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno apresenta uma ótima desenvoltura em todas as disciplinas, pois, possui um ótimo desenvolvimento cognitivo. É bastante comunicativo, participativo e esforçado. Gosta de ser desafiado, pois tem confiança em sua capacidade. É prestativo e está sempre disposto a ajudar. Não faz distinção entre os colegas, tratando todos com respeito e consideração. Muitas vezes apresenta lentidão na realização das atividades propostas, principalmente na disciplina de português por não gostar muito. Em Língua Portuguesa apresenta um pouco de dificuldade, mais sempre se preocupa e procura fazer seu melhor. Tem uma leitura razoável, portanto apresenta um bom entendimento do que lê. Sua caligrafia é ótima, porém apresenta alguns erros ortográficos e frequentemente escreve sem dá espaçamento entre as palavras.  Matheus possui uma ótima aptidão e interesse nas atividades matemáticas, consegue entender o assunto muito rápido, realizando as atividades com muita rapidez. Demonstra gostar bastante da disciplina, sempre gosta de se desafiar nessa área, busca também sempre ajudar aos colegas que tem mais dificuldade. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que o aluno possui um excelente comportamento, desenvolve-se bem nas disciplinas, mas precisa melhorar apenas no aspecto da leitura, tendo em vista que ainda tem uma pequena dificuldade.

MODELO 2

Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que o mesmo tem um relacionamento razoável com boa parte dos colegas, geralmente envolve-se em conflitos e quando está próximo dos demais colegas, não se concentra nas atividades. Tem uma boa leitura, porém apresenta dificuldade em interpretar o que lê, necessitando da ajuda do professor na realização de algumas atividades. Foi possível constatar que o mesmo escreve textos coerentes e com poucos erros ortográficos, apresentando também uma ótima caligrafia. Em matemática possui dificuldade em entender e assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula, muitas vezes por falta de interesse e também de identificação, pois sempre fala que não gosta da disciplina, o que resulta em certa resistência.  O aluno precisa explorar mais o seu potencial, pois, o mesmo é inteligente, mas pouco esforçado, isso acaba prejudicando muito o seu crescimento, onde muitas vezes encontra-se desmotivado para realizar as tarefas.

MODELO 3

Observando diariamente a aprendizagem da aluna, foi constatado que a mesma mostrou que possui um bom desenvolvimento em todas as disciplinas. Portanto, muitas vezes costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos, tendo dificuldades em cumprir algumas regras. Geralmente fala mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. Maria apresenta facilidade em produzir textos com coerência e com poucos erros ortográficos. Lê muito bem e interpreta diversos tipos de textos. Algumas vezes precisa melhorar a caligrafia, pois, por realizar as atividades de forma rápida, acaba escrevendo de forma garranchosa. Em matemática, tem demonstrado que possui bom aproveitamento, realizando cálculos com as operações até então trabalhadas. A aluna as vezes apresenta algumas dificuldade em determinados conteúdos, mais sempre procura meios de entender. Pelo que foi observado, a mesma não apresenta maiores dificuldades em desenvolver o raciocínio lógico – matemático. Pode-se afirmar que a aluna possui uma boa integração com o grupo, contribuindo para o seu crescimento. Por vezes tem demonstrado falta de atenção por se envolver em conversas paralelas e pequenas confusões. Porém, apresenta um bom desenvolvimento em todas as disciplinas.

MODELO 4

A partir das atividades apresentadas, a aluna demonstrou ser bastante afetiva e compreensiva. É bastante ativa e sempre participa da aula, com intervenções e questionamentos sobre o assunto abordado. Evelly é bastante esforçada, tem um pouco de dificuldade em algumas disciplinas, mais sempre procura meios de assimilar o conteúdo.  É sempre pontual na entrega das atividades e realiza trabalhos com bastante cuidado. Porém, muitas vezes acaba se prejudicando e atrapalhando os demais colegas por conta de conversas paralelas. Em Língua Portuguesa, tem demonstrado ótima aprendizagem, lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade, escrevendo e formando textos de forma coerentes. A aluna possui uma ótima ortografia, geralmente acentua corretamente as palavras, apresentando algumas vezes pequenos erros ortográficos. Em matemática, tem demonstrado que possui um pouco de dificuldade, necessitando de mais atenção e explicação individual. Realiza cálculos com as operações até então trabalhadas, a aluna sempre procura sanar suas duvidas e realizar atividades dessa disciplina. Com base nestas observações, pode-se concluir que a aluna tem se desenvolvido bem e que as dificuldades de matemática que ela apresenta tendem a ser eliminadas, uma vez que a aluna é muito esforçada, atenda e está sempre disposta a aprender.

MODELO 5

A estudante durante este semestre realizou as atividades propostas de maneira construtiva, fazendo os trabalhos remotamente com dedicação e capricho. Foi possível observar que a estudante obteve cognitivamente um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação, escrita e no pensamento lógico matemático, assim como nos demais componentes curriculares correspondeu ao esperado.

MODELO 6

Por meio das habilidades estabelecidas para o ano letivo, foi possível perceber um bom desempenho da aluna em relação a sua aprendizagem, apresentou bons resultados durante o desenvolvimento de atividades remotas realizando-as com êxito, interesse e capricho, demonstrando ter construído a maioria das habilidades trabalhadas estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de ensino, estando apta para prosseguir para o ano subsequente.

MODELO 7

Durante o semestre o aluno aparentou está pouco disposto em realizar e participar das atividades remotas, apresentando bastante dificuldade em acompanhar os comandos e instruções da professora, demonstrando baixo desempenho em relação às atividades propostas. Desta forma, é notório que o mesmo está em processo de construção apresentando dificuldade de aprendizagem, além de não demonstrar nenhum interesse em realiza-las, sendo necessários vários diálogos e um maior apoio familiar.

MODELO 8

O estudante conclui o ano demonstrando não ter construído todas as competências e habilidades propostas nos componentes curriculares, embora tenha sido oferecido diversas estratégias como: aulas online, vídeo aulas explicativas, links, apostilas, atendimento individual pelos meios digitais, etc. Portanto, mesmo realizando e entregando todas as atividades propostas foi possível perceber que o aluno precisa ter uma melhor  desenvoltura em relação a leitura, interpretação e principalmente  a respeito do conhecimento lógico matemático, prosseguindo para o seguinte ano em processo de construção do conhecimento.

MODELO 9

No decorrer desse semestre a aluna desenvolveu-se de maneira construtiva, obtendo um bom desenvolvimento em relação às habilidades propostas durante as aulas remotas.  Algumas vezes atrasou na entrega das atividades por questão de não ter apoio familiar e acesso a recursos tecnológicos para tirar dúvidas com a professora. Portanto, com base nas atividades desenvolvidas apresentou um desempenho bom em relação à interpretação de diversos tipos de textos, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos.  

MODELO 10

Durante o ano letivo, levando em consideração acordo as habilidades estabelecidas, foi possível perceber o avanço da aluna em relação a sua aprendizagem. No decorrer do ano, algumas vezes chegou atrasar na entrega dos exercícios propostos, pois não tinha um apoio e acompanhamento familiar para realização. Mesmo assim, apresentou bons resultados durante o desenvolvimento de atividades remotas realizando-as com interesse, demonstrando ter construído a maioria das habilidades trabalhadas estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de ensino, estando apta para prosseguir para o ano subsequente.  

MODELO 11

Com base nas habilidades trabalhadas durante o semestre, foi possível observar que o estudante obteve um bom rendimento durante as aulas remotas. Demonstra bastante interesse, interagi e procura sempre tirar as dúvidas em relação ao conteúdo trabalhado. Sempre realiza e faz as devolutivas das atividades solicitadas, com muito capricho, mostrando-se atento e participativo. Desta forma, obteve um excelente progresso, desempenhou todas as propostas de trabalho remoto, referentes às habilidades dos componentes curriculares, demonstrando empatia e facilidade no uso dos recursos tecnológicos, interagindo com todo processo de ensino aprendizagem.

MODELO 12

A partir das habilidades estabelecidas para o ano letivo, foi possível notar o avanço do estudante em relação a sua aprendizagem, apresentou bons resultados durante o desenvolvimento das atividades remotas realizando-as com êxito, interesse, mostrando-se bastante participativo no decorrer das aulas remotas. Assim, demonstrou ter construído as habilidades trabalhadas no ano, estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de ensino, estando apto para prosseguir para o ano seguinte.