Com base na observação diária, foi possível constatar que o
aluno apresenta uma ótima desenvoltura em todas as disciplinas, pois, possui um
ótimo desenvolvimento cognitivo. É bastante comunicativo, participativo e
esforçado. Gosta de ser desafiado, pois tem confiança em sua capacidade. É
prestativo e está sempre disposto a ajudar. Não faz distinção entre os colegas,
tratando todos com respeito e consideração. Muitas vezes apresenta lentidão na
realização das atividades propostas, principalmente na disciplina de português
por não gostar muito. Em Língua Portuguesa apresenta um pouco de dificuldade, mais
sempre se preocupa e procura fazer seu melhor. Tem uma leitura razoável,
portanto apresenta um bom entendimento do que lê. Sua caligrafia é ótima, porém
apresenta alguns erros ortográficos e frequentemente escreve sem dá espaçamento
entre as palavras. Matheus possui uma ótima
aptidão e interesse nas atividades matemáticas, consegue entender o assunto
muito rápido, realizando as atividades com muita rapidez. Demonstra gostar
bastante da disciplina, sempre gosta de se desafiar nessa área, busca também
sempre ajudar aos colegas que tem mais dificuldade. A partir dos aspectos
analisados, podemos concluir que o aluno possui um excelente comportamento,
desenvolve-se bem nas disciplinas, mas precisa melhorar apenas no aspecto da
leitura, tendo em vista que ainda tem uma pequena dificuldade.
Observando diariamente a
aprendizagem da aluna, foi constatado que a mesma mostrou que possui um bom
desenvolvimento em todas as disciplinas. Portanto, muitas vezes costuma não
aceitar e compreender as solicitações dos adultos, tendo dificuldades em
cumprir algumas regras. Geralmente fala mais do que o necessário, não
respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. Maria apresenta facilidade
em produzir textos com coerência e com poucos erros ortográficos. Lê muito bem
e interpreta diversos tipos de textos. Algumas vezes precisa melhorar a
caligrafia, pois, por realizar as atividades de forma rápida, acaba escrevendo
de forma garranchosa. Em matemática, tem demonstrado que possui bom
aproveitamento, realizando cálculos com as operações até então trabalhadas. A
aluna as vezes apresenta algumas dificuldade em determinados conteúdos, mais sempre
procura meios de entender. Pelo que foi observado, a mesma não apresenta
maiores dificuldades em desenvolver o raciocínio lógico – matemático. Pode-se
afirmar que a aluna possui uma boa integração com o grupo, contribuindo para o
seu crescimento. Por vezes tem demonstrado falta de atenção por se envolver em
conversas paralelas e pequenas confusões. Porém, apresenta um bom
desenvolvimento em todas as disciplinas.
A
partir das atividades apresentadas, a aluna demonstrou ser bastante afetiva e
compreensiva. É bastante ativa e sempre participa da aula, com intervenções e
questionamentos sobre o assunto abordado. Evelly é bastante esforçada, tem um
pouco de dificuldade em algumas disciplinas, mais sempre procura meios de assimilar
o conteúdo. É sempre pontual na entrega
das atividades e realiza trabalhos com bastante cuidado. Porém, muitas vezes
acaba se prejudicando e atrapalhando os demais colegas por conta de conversas
paralelas. Em Língua Portuguesa, tem demonstrado ótima aprendizagem, lê com
fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade, escrevendo e
formando textos de forma coerentes. A aluna possui uma ótima ortografia,
geralmente acentua corretamente as palavras, apresentando algumas vezes pequenos
erros ortográficos. Em matemática, tem demonstrado que possui um pouco de
dificuldade, necessitando de mais atenção e explicação individual. Realiza
cálculos com as operações até então trabalhadas, a aluna sempre procura sanar
suas duvidas e realizar atividades dessa disciplina. Com base nestas
observações, pode-se concluir que a aluna tem se desenvolvido bem e que as
dificuldades de matemática que ela apresenta tendem a ser eliminadas, uma vez
que a aluna é muito esforçada, atenda e está sempre disposta a aprender.
A estudante durante este semestre
realizou as atividades propostas de maneira construtiva, fazendo os trabalhos
remotamente com dedicação e capricho. Foi
possível observar que a estudante obteve cognitivamente um bom desenvolvimento
nas habilidades de leitura, interpretação, escrita e no pensamento lógico
matemático, assim como nos demais componentes curriculares correspondeu ao
esperado.
Por meio das
habilidades estabelecidas para o ano letivo, foi possível perceber um bom
desempenho da aluna em relação a sua aprendizagem, apresentou bons resultados
durante o desenvolvimento de atividades remotas realizando-as com êxito,
interesse e capricho, demonstrando ter construído a maioria das habilidades
trabalhadas estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de
ensino, estando apta para prosseguir para o ano subsequente.
Durante o semestre o aluno
aparentou está pouco disposto em realizar e participar das atividades remotas,
apresentando bastante dificuldade em acompanhar os comandos e instruções da
professora, demonstrando baixo desempenho em relação às atividades propostas. Desta
forma, é notório que o mesmo está em processo de construção apresentando
dificuldade de aprendizagem, além de não demonstrar nenhum interesse em
realiza-las, sendo necessários vários diálogos e um maior apoio familiar.
O
estudante conclui o ano demonstrando não ter construído todas as competências e
habilidades propostas nos componentes curriculares, embora tenha sido oferecido
diversas estratégias como: aulas online, vídeo aulas explicativas, links,
apostilas, atendimento individual pelos meios digitais, etc. Portanto, mesmo
realizando e entregando todas as atividades propostas foi possível perceber que
o aluno precisa ter uma melhor
desenvoltura em relação a leitura, interpretação e principalmente a respeito do conhecimento lógico matemático,
prosseguindo para o seguinte ano em processo de construção do conhecimento.
No decorrer desse semestre a
aluna desenvolveu-se de maneira construtiva, obtendo um bom desenvolvimento em
relação às habilidades propostas durante as aulas remotas. Algumas vezes atrasou na entrega das
atividades por questão de não ter apoio familiar e acesso a recursos
tecnológicos para tirar dúvidas com a professora. Portanto, com base nas
atividades desenvolvidas apresentou um desempenho bom em relação à interpretação
de diversos tipos de textos, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos.
Durante o ano
letivo, levando em consideração acordo as habilidades estabelecidas, foi
possível perceber o avanço da aluna em relação a sua aprendizagem. No decorrer
do ano, algumas vezes chegou atrasar na entrega dos exercícios propostos, pois
não tinha um apoio e acompanhamento familiar para realização. Mesmo assim, apresentou
bons resultados durante o desenvolvimento de atividades remotas realizando-as com
interesse, demonstrando ter construído a maioria das habilidades trabalhadas
estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de ensino,
estando apta para prosseguir para o ano subsequente.
MODELO 11
Com base nas habilidades
trabalhadas durante o semestre, foi possível observar que o estudante obteve um
bom rendimento durante as aulas remotas. Demonstra bastante interesse, interagi
e procura sempre tirar as dúvidas em relação ao conteúdo trabalhado. Sempre
realiza e faz as devolutivas das atividades solicitadas, com muito capricho, mostrando-se
atento e participativo. Desta forma, obteve
um excelente progresso, desempenhou todas as propostas de trabalho remoto,
referentes às habilidades dos componentes curriculares, demonstrando empatia e
facilidade no uso dos recursos tecnológicos, interagindo com todo processo de
ensino aprendizagem.
MODELO 12
A partir das
habilidades estabelecidas para o ano letivo, foi possível notar o avanço do
estudante em relação a sua aprendizagem, apresentou bons resultados durante o
desenvolvimento das atividades remotas realizando-as com êxito, interesse,
mostrando-se bastante participativo no decorrer das aulas remotas. Assim, demonstrou
ter construído as habilidades trabalhadas no ano, estabelecidas nos
componentes curriculares para esta etapa de ensino, estando apto para
prosseguir para o ano seguinte.