sábado, 23 de abril de 2022

RELATÓRIOS E PARECERES DESCRITIVOS/ 3° ANO

 



MODELO 1

Observando diariamente o desempenho da aluna, foi constatado que a mesma é muito inteligente e comunicativa. Em relação ao seu relacionamento com os colegas ela apresenta uma ótima convivência, é participativa, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. Demonstra um bom desempenho nas aulas, porém um ponto que precisa ser melhorado é a questão das conversas, que acaba muitas vezes prejudicando-a e atrapalhando os demais alunos. É esforçada e sempre busca aprender, porém tem a necessidade de consultar o professor constantemente mesmo sabendo realizar a atividade proposta. Em Língua Portuguesa apresenta um bom desempenho, lê e interpreta os textos trabalhados em classe sem muita dificuldade, produz frases de forma autônoma e com criatividade. Em relação à produção textual produz textos sem coerência.Em relação à ortografia apresenta algumas dificuldades, muitas vezes acrescenta ou faltam algumas letras nas palavras, troca bastante o (e / i), o G pelo J como, por exemplo, (pajina/página), o U pelo L como (saiu/sail), escreve muitas palavras maiúsculas no meio de minúsculas, porém tais dificuldades não comprometem o seu aprendizado, uma vez que são normais no processo de construção da escrita.A aluna tem uma ótima aptidão para realizar atividades matemáticas, conhece os números, realiza cálculos com as operações até então trabalhadas, tendo um pouco de dificuldade em operações de multiplicação e divisão. Compreende bem o sistema de numeração decimal, bem como, dezenas e centenas, apresentando dificuldade em compor e decompor esses números de forma correta. Grazyela mostra ser uma excelente aluna, possui um bom desempenho em todas as disciplinas e tende a crescer muito mais no aspecto cognitivo.


MODELO 2

Com base na análise do desenvolvimento educacional do aluno Carlos Eduardo, constatou-se que o aluno é participativo, esforçado, mas um pouco passivo necessitando chamar atenção do mesmo constantemente. Tem um bom relacionamento com os demais alunos e mostra-se sempre pronto em ajudar.  Sempre faz os trabalhos e atividades enviadas para casa com capricho. O aluno lê textos com presença de algumas pausas e às vezes gaguejos, o que acaba prejudicando-o na hora de interpretar. Escreve frases e pequenos textos sem ligação e sem coerência. A ortografia é um ponto que precisa ser melhorado, onde escreve várias palavras erradas e troca bastante algumas letras. Confunde-se bastante no uso de r/rr, como por exemplo,   (caro/carro). Em matemática sempre precisa de orientação para realizar as atividades propostas, não conseguindo muitas vezes realizar de forma autônoma. Lê e escreve números, consegue resolver as operações de adição e subtração muito bem, porém em relação a situações problemas aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver mais, pois apresenta dificuldade em resolvê-los, por se tratar de interpretação. Com base nestas observações, pode-se concluir que o aluno tem se desenvolvido bem e que as dificuldades de escrita e de matemática que ele apresenta tendem a ser eliminadas. 


MODELO 3

Analisando o processo da aprendizagem do aluno, foi possível destacar que o mesmo vem desenvolvendo-se de forma proveitosa. Realiza as atividades com agilidade, é bastante comunicativo e participativo, porém suas conversas e brincadeiras são pontos negativos que o atrapalham muito. O aluno realiza todas as atividades de classe, porém não realiza o extraclasse e, quando realiza, é sem capricho, muitas vezes chegando rasgadas na escola. Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos, tendo dificuldades em cumprir regras. Necessita também desenvolver hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences. Durante as aulas é bastante participativo e sempre expõe suas ideias e opiniões. Sempre consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor seja eles no caderno ou na apostila. Ailton tem uma boa leitura e apresenta uma boa interpretação do que lê. Tem uma caligrafia boa, porém apresenta alguns erros, como a troca do L pelo U, muitas vezes escreve as palavras faltando letras. Em matemática, ele desenvolve-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos simples envolvendo adição e subtração, apresenta dificuldades em resolver situações problemas por conta da má compreensão dos enunciados. O aluno tem demonstrado uma boa desenvoltura na maioria das disciplinas, precisando melhorar, porém, o aspecto do comportamento, pois procede de forma inquieto.


MODELO 4

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino e aprendizagem, porém tem consciência de suas dificuldades e procura sempre sanar as dúvidas. O aluno concentra-se nas aulas, bem como nas atividades, porém não tem uma boa desenvoltura, tem carecido de realizar atividades que são enviadas para casa em sala de aula. No aspecto do convívio social, o educando mostra-se bem-sucedido com a maior parte dos colegas, brinca e interage, no entanto, chega a envolver-se com certa frequência em questões de brigas com certos colegas. Apresenta algumas dificuldades de leitura e interpretação de texto. Costuma escrever palavras faltando letras, principalmente palavras complexas como, por exemplo, camião ao invés de caminhão, entre outras. Vinicius está construindo o conceito lógico – matemático gradativamente, realiza cálculos de adição e subtração, mais tem dificuldade em ler e escrever números maiores, em realizar problemas matemáticos, apresenta também bloqueio em relação ao sistema de numeração decimal, entre outros. Nas demais disciplinas, o aluno demonstra que está em desenvolvimento, compreende os assuntos que lhe são expostos e certamente irá apresentar melhoras na realização das atividades. 


MODELO 5

No decorrer do semestre o aluno teve um envolvimento mediano, algumas vezes não conseguiu ser pontual na entrega das atividades propostas por questões de interesse, como também apresentava um pouco de dificuldade para responder sem ajuda do professor presencialmente, não tendo um apoio e acompanhamento familiar para realiza-las. Desta forma, analisando sua desenvoltura e com base nas habilidades trabalhadas durante o semestre, foi notório que a criança precisa de atenção, um maior apoio e participação familiar para o desenvolvimento das atividades durante as aulas remotas.

MODELO 6

Durante o ano letivo foi perceptível que o aluno desenvolveu as atividades propostas pelo professor com certa dificuldade, muitas vezes atrasando na entrega, isso devido à criança não ter acesso aos recursos tecnológicos e não ter ajuda por parte da família. Durante o ano foi necessário ter diálogos com ele e com os familiares para que as atividades fossem desempenhadas e entregues. Desta forma, mesmo com dificuldades durante as aulas remotas, o mesmo conseguiu entregar os exercícios propostos para o ano em curso, continuando o processo de aprendizagem no ano subsequente.

MODELO 7

Durante o semestre, o aluno teve um bom desempenho em relação às aulas remotas, mostrando interesse em desenvolver e participar das atividades propostas. Realizou as atividades de maneira construtiva, entregando todas no prazo determinado. Em relação ao uso das tecnologias teve muita facilidade, participando das vídeos chamadas e produções de vídeos sempre que era proposto,  se expressando oralmente de forma autônoma e participativa. Em relação às habilidades trabalhadas durante as aulas, teve um bom rendimento nas disciplinas, sempre preocupado e interessado em salientar as dúvidas existentes.

MODELO 8

Em relação às habilidades e competências sugeridas para o ano letivo, foi possível perceber que o aluno teve um bom desempenho, desenvolvendo-se de forma participava. Em relação às atividades propostas no período de aulas remotas, apresentou uma ótima desenvoltura em todas as disciplinas, realizando todas as atividades com êxito, interesse e entusiasmo, mostrando-se facilidade em produzir vídeos sugeridos. Assim, o estudante concluiu o ano demonstrando um bom desempenho em todas as disciplinas e conteúdos trabalhados, estando apto a prosseguir para o ano subsequente. 

MODELO 9

Neste semestre, a aluna teve um bom progresso. Teve um ótimo desempenho em todas as propostas de atividades, desempenhando com capricho e dedicação, fazendo a entrega no prazo determinado. Demonstrou interesse durante as aulas remotas, desenvolvendo assim as habilidades propostas. Na linguagem escrita consegue ler, escrever frases e textos sem muita dificuldade, apresentando apenas confusão em relação ao uso de letra maiúscula e minúscula. Na área do pensamento lógico matemático não apresenta maiores dificuldades, realizando as atividades propostas.

MODELO 10

A estudante desenvolveu de forma significativa as habilidades e competências propostas durante o ano letivo, mostrando-se interessada e disposta em realizar as atividades propostas durante as aulas remotas. Foi possível perceber que teve um avanço bom, apresentando bons resultados nas disciplinas durante o ano letivo, realizando assim todas as atividades de forma caprichosa, com interesse e entusiasmo, prosseguindo desta forma para o ano subsequente.

MODELO 11

O estudante participou das aulas remotas de forma parcial, dificultando o processo de aprendizagem. O fato de não entregar as atividades no período proposto demonstra que apresenta grande dificuldade de aprendizagem, onde foi necessário durante as aulas remotas ter diálogos com os responsáveis a respeito da questão. Em nenhum momento demonstrou interesse, nem estímulo em realizá-las, ficando muitas vezes sem concluir os exercícios propostos. É perceptível que o aluno não apresentou um bom rendimento, evidenciando muitas dificuldades na escrita e no pensamento lógico matemático, prosseguindo para o seguinte ano em processo de aprendizagem. 

MODELO 12

O estudante durante o ano letivo não teve um bom aproveitamento na realização das atividades propostas, demonstrando desinteresse e falta de atenção. Não conseguiu realizar e entregar as atividades no tempo proposto, apresentando atraso na entrega e rasuras no material disponibilizado.  Desta forma, o mesmo apresenta-se em fase de construção na maioria das habilidades de aprendizagem para o ano em curso, continuando o processo de ensino aprendizagem no próximo ano.