sábado, 23 de abril de 2022

RELATÓRIOS E PARECERES DESCRITIVOS / 4° ANO

 



MODELO 1

A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou um ótimo aproveitamento em todas as disciplinas. É rápido na execução das atividades, e sempre desenvolve com capricho e dedicação. Gustavo é muito esforçado, dedicado e sempre procura realizar as atividades da melhor forma possível, porém é um pouco tímido e muitas vezes se recusa a realizar atividades em grupos, sempre desejando realiza-las sozinho. Durante as aulas participa somente quando é solicitado pelo professor, muitas vezes chega a se recusar, contudo apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula, como em outras permanências. Tem um excelente desenvolvimento cognitivo, lê e interpreta muito bem qualquer tipo de texto, escreve com criatividade e com poucos erros ortográficos.  Tem a letra linda, é cuidadoso e nunca deixa de realizar as atividades propostas. Em matemática, tem demonstrado que possui ótimo aproveitamento, realizando cálculos com as operações até então trabalhadas. O aluno tem grande facilidade em realizar atividades dessa disciplina, e pelo que foi observado, o mesmo sempre tem alguém em casa que ajuda e contribui para o seu ótimo desenvolvimento. 

MODELO 2

Com base nas atividades trabalhadas em sala de aula, a aluna demonstrou interesse e uma boa participação alcançando, assim, uma boa desenvoltura nas diversas atividades. Relaciona-se bem com seus colegas, é um pouco fechada, tímida e distante, mas, na maior parte do tempo se dedica a realizar suas atividades, sendo bastante esforçada e pontual na entrega das atividades, realizando trabalhos com bastante cuidado. Em língua portuguesa apresenta um bom desenvolvimento, tem uma leitura regular, porém sempre consegue interpretar os textos lidos sem muita dificuldade. Apresenta algumas dificuldades ortográficas, como a utilização correta do r/rr, escrevendo baraca ao invés de barraca, m invés de n entre outras. Em matemática, ela desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos envolvendo adição, subtração e multiplicação, tendo um pouco de dificuldade em operações de divisão e problemas matemáticos. A aluna é bastante organizada, adota hábitos de cuidados com o ambiente escolar e com o material didático. Realiza as atividades de casa e trabalhos com pontualidade.

MODELO 3

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno tem demonstrado um bom desenvolvimento da aprendizagem. Relaciona-se muito bem com todos os colegas de classe e participa da maior parte das atividades em grupo. Tem um bom comportamento e é obediente. O aluno é muito disperso e lento na realização das diversas atividades, sendo preciso chamar sua atenção frequentemente. Não consegue corrigir os erros sozinho, necessitando que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade. Em Língua Portuguesa, pôde-se constatar que o aluno apresenta um desempenho regular, lê bem qualquer tipo de texto, mas apresenta muita dificuldade na escrita. Produz pequenos textos com muitos erros ortográficos, ocasionalmente deixa de escrever algumas letras nas palavras ou até mesmo troca-as, como por exemplo, o i ao invés do e. Também costuma escrever tudo junto, não dando espaço entre uma palavra e outra.  Constrói o conceito lógico – matemático, realizando cálculos com as operações até então trabalhadas: adição, subtração, multiplicação e divisão. O aluno tem um bom desenvolvimento na maior parte dos conteúdos dessa disciplina, porém, devido a sua falta de atenção, precisa geralmente de dicas da professora. Miguel tem demonstrado uma boa desenvoltura na maioria das disciplinas, precisando melhorar, porém, o aspecto da atenção, pois por ser desatento, acaba algumas vezes, se prejudicado nas atividades de sala de aula que requerem maior atenção.

MODELO 4

Ao analisar o desempenho educativo do aluno, foi possível constatar que o mesmo demonstra bom aproveitamento em todas as disciplinas. Miguel é participativo e apresenta um bom comportamento, se relaciona muito bem com todos os colegas de classe. Demonstra um bom desenvolvimento durante a aula, realiza todas as atividades propostas, porém é muito preguiçoso e costuma reclamar de tudo, sendo necessário chamar sua atenção para esse comportamento constantemente. Em relação à leitura o aluno apresenta certa dificuldade, lê textos pausadamente, errando bastante  pronúncias de palavras que fazem parte do seu dia a dia. Em relação à interpretação, consegue interpretar os textos lidos, retirando de forma autônima informações explícitas do mesmo. Constrói o conceito lógico matemático com precisão, desenvolvendo cálculos com as operações até então trabalhadas. Durante as aulas o aluno não apresentou maiores dificuldades em assimilar os conteúdos na disciplina de matemática. Pode-se concluir que o aluno em questão tem se desenvolvido de forma significativa em todas as disciplinas, apresentando, porém, algumas dificuldades de leitura que acaba prejudicando-o nas demais, porém tendem a deixar de existir com o tempo.

MODELO 5

Com base na visualização diária do desenvolvimento do aluno, foi possível concluir que o mesmo não consegue adquirir todas as capacidades previstas para sua fase. Possui um bom relacionamento com os colegas de classe, portanto acaba muitas vezes se envolvendo em confusões. Cauã na maioria das vezes não participa da aula, é muito distraído necessitando chamar sua atenção frequentemente. Possui dificuldade e, é muito dependente do professor.  Dificilmente realiza as atividades enviadas para casa e muitas vezes não chega a concluir as atividades realizadas na escola. O aluno apresenta uma leitura ruim para sua fase, o que resulta conseguintemente em uma interpretação não muito boa, necessitando muito do professor para compreender textos e demais atividades. Consegue escrever pequenos textos sem coesão e coerência, apresentando uma caligrafia ruim e com muitos erros ortográficos. Em matemática consegue assimilar os conteúdos trabalhados, mais depois de muita explicação e acompanhamento. O aluno realiza cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão com um pouco de dificuldade e bastante lentidão. Cauã possui ótimas qualidades, é muito carinhoso e prestativo, porém, tem o desafio de se desenvolver mais no aspecto da aprendizagem, e tal desenvolvimento, depende muito do seu esforço e dedicação em tudo o que for realizar. 

MODELO 6

O estudante teve um bom envolvimento nas aulas, apesar de apresentar dificuldades em acompanhar os comandos e as instruções da professora sempre tentou realizar as atividades propostas da maneira que entendia Desta forma, encontra-se em processo de aquisição de conhecimento, apresentando dificuldades em matemática e em língua portuguesa, principalmente em relação a produções textuais. 

MODELO 7

O estudante conclui o ano demonstrando não ter construído todas as competências nas habilidades propostas nos componentes curriculares durante as aulas remotas, não atingindo satisfatoriamente os objetivos propostos. Apresentou um pouco de dificuldade na realização das atividades sugeridas sem ajuda do professor presencialmente, precisando de atenção específica e maior apoio e participação familiar, assim o mesmo segue para o ano subsequente em processo de aquisição de conhecimento. 

MODELO 8

Com base nas habilidades trabalhadas no semestre, foi possível observar que o estudante obteve cognitivamente um ótimo desenvolvimento em relação à leitura, interpretação e escrita, atingindo satisfatoriamente os objetivos propostos para o ano letivo. Na expressão oral, por conta da timidez o aluno apresenta um pouco de dificuldade, porém expõe suas ideias mediante a solicitação da professora. Na disciplina de matemática consegue realizar as atividades com autonomia, tendo um excelente desempenho. Assim o aluno envolvendo-se e tem bastante interesse nas atividades propostas remotamente, é bastante participativo e atento nas aulas virtuais.

MODELO 9

Durante o ano letivo foi notório o desenvolvimento do aluno em relação às habilidades que foram estabelecidas. Apresentou um excelente resultado nas aulas remotas, realizando as atividades propostas com dedicação, compromisso e capricho, conseguindo realizar e entregar todas no prazo determinado. Foi notório também seu avanço em relação à expressão oral, conseguindo participar das vídeos chamadas e realizar as atividades de produção de vídeo com mais autonomia e se expondo com mais tranquilidade. Dessa forma, o estudante concluiu o ano demonstrando um bom desempenho em todas as disciplinas e conteúdos trabalhados.

MODELO 10

A aluna apresenta um bom rendimento nas habilidades trabalhadas, realizando as atividades de maneira construtiva, demonstrando interesse e participação nos trabalhos propostos remotamente. Apresenta um bom desempenho em relação à leitura, interpretação, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Algumas vezes, talvez por questão de organização não conseguiu realizar algumas atividades no tempo determinado, porém as que efetuava sempre fez com bastante capricho e dedicação. Desta forma, obteve um bom progresso, desempenhou todas as propostas de trabalho remoto, referentes às habilidades dos componentes curriculares.

MODELO 11

Com base nas atividades desenvolvidas durante o ano letivo e levando em consideração as habilidades propostas foi perceptível o avanço da aluna em relação a sua aprendizagem, apresentou bons resultados durante o desenvolvimento de atividades remotas realizando-as com êxito, interesse e entusiasmo, demonstrando ter construído a maioria das habilidades trabalhadas estabelecidas nos componentes curriculares para esta etapa de ensino. 

MODELO 12

O estudante nesse semestre teve um bom progresso, desempenhou as atividades e habilidades propostas durante as aulas remotas com bastante dedicação, compromisso e interesse, sendo bastante participativo e interagindo de forma significante durante as vídeos chamadas.  Teve um bom aproveitamento na leitura, interpretação e escrita, apresentado um pouco de dificuldade na linguagem oral por conta da timidez e nervosismo. Em matemática desempenhou bem as atividades, sempre interessado em sanar as dúvidas existentes para assim ter um melhor resultado. 

MODELO 13

O aluno concluiu o ano demonstrando um bom desenvolvimento em relação às habilidades estabelecidas para o ano letivo, realizando e participando das atividades remotas com êxito, dedicação e pontualidade na entrega das mesmas. Dessa forma, foi notório que o mesmo teve uma boa desenvoltura em relação à leitura, interpretação, escrita, pensamento lógico matemático e expressão oral, conseguindo ter um avanço significativo passando a ser mais participativo nas vídeos chamadas e tendo um melhor desempenho nas produções de vídeos. 

MODELO 14

Observando o desempenho nas atividades realizadas remotamente fica claro o seu desenvolvimento em algumas habilidades propostas durante o semestre, como leitura, expressão oral e principalmente em relação ao pensamento lógico matemático. Porém, apresenta um pouco de dificuldade na escrita, contudo sempre procura melhorar e tirar as dúvidas existentes o que contribui de forma significante para seu desempenho. Nos demais componentes curriculares correspondeu ao esperado, realizando e participando de forma significativa e autônoma. 

MODELO 15

Durante o ano letivo levando em consideração atividades e habilidades trabalhadas remotamente foi evidente o seu desenvolvimento, realizou todas as atividades propostas com responsabilidade e dedicação, participando ativamente das aulas online sempre disposto e interessado em sanar suas dúvidas. Assim, o aluno apresentou durante o ano um bom rendimento em relação às habilidades estabelecidas.