terça-feira, 19 de abril de 2022

PARECERES E RELATÓRIOS DESCRITIVOS / 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 




MODELO 1 

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno Davi, diante de observações realizadas durante o terceiro bimestre. O aluno apresentou um bom desempenho acadêmico durante o bimestre, demonstrou facilidade em compreender conceitos, apresentando bom raciocínio lógico e capacidade de aplicação do conhecimento em situações cotidianas. O aluno apresentou ainda uma postura participativa em sala de aula, porém ainda precisa melhorar nos aspectos comportamentais, pois constantemente provoca os colegas de turma demonstrando agressividade para alcançar o que deseja. Apresenta uma boa desenvoltura na linguagem oral, se expressando de forma clara e objetiva. Consegue escrever nome e sobrenome sem apoio, identifica letras iniciais e finais de palavras, apresentando-se no nível silábico-alfabético, onde consegue realizar combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra. Davi, vem se desenvolvendo no âmbito da leitura, consegue ler pequenas palavras com sílabas simples. Ao realizar atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, conta, escreve e ordena os números até 100, identifica números sucessores e antecessores e vem desenvolvendo fatos básicos de adição e subtração. É importante ressaltar a importância da continuidade desse processo de aprendizado, visando ao desenvolvimento integral do aluno. A escola está sempre à disposição para o diálogo e acompanhamento do desenvolvimento do aluno, buscando sempre o melhor para o seu desenvolvimento.

MODELO 2

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno João, diante de observações realizadas durante o segundo bimestre. O aluno tem uma boa desenvoltura cognitiva, consegue compreender as coisas muito rápido, porém vem apresentando dificuldade de autorregulação, principalmente em situações que envolvam provocações de colegas de turma. Nesses momentos, utiliza termos poucos cordiais com os colegas, demonstrando agressividade para alcançar o que deseja. Demonstra entusiasmo em algumas atividades, nas interações costuma ultrapassar o limite das brincadeiras causando situações de agito. Davi vem manifestando constantemente desejo pela descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas. Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes. Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 100, necessitando de ajuda nas trocas das dezenas. Enfim, teve momentos significativos neste bimestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, precisando melhorou apenas seu comportamento. 

MODELO 3

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências da aluna Manuelle, diante de observações realizadas durante o segundo bimestre. Através de observações foi possível observar que Manuelle é uma criança meiga e alegre, sempre demonstra entusiasmo e empolgação durante a aula. Adora participar de momentos de interações, dinâmicas, brincadeiras e momentos de histórias, porém ainda não consegue organizar seu pensamento, fazendo comentários fora do contexto e infantilizado para sua idade. Ainda não desenvolveu cuidados com seus pertences, costuma recortar, rabiscar ou rasgar, seja atividade em folha ou no caderno. Ainda não memorizou a escrita do próprio nome e não reconhece as letras e os números. Esquece o que lhe é dito com muita facilidade, em questão de segundos.   A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que a aluna possui dificuldade de aprendizagem, necessitando de uma observação mais detalhada e de um melhor apoio familiar, tendo em vista que apresenta irregularidade na entrega das tarefas de casa, fator que contribui para dificuldade.

MODELO 4

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências da aluna Vitória, diante de observações realizadas durante o terceiro bimestre. Observando o comportamento diário, constatou-se que ela não conseguiu adquirir todas as habilidades esperadas em sua fase, apresentando muita dificuldade de aprendizagem. Possui bom relacionamento social com os colegas e apesar das intervenções pedagógicas e da ajuda individual, é perceptível que a aluna não recebe orientação em casa, por isso tenho aumentado o empenho e frequência de ajuda e intervenção nas aulas. Nas observações diárias, pode-se detectar comportamento infantil, onde muitas vezes dá-se a entender que não se entende o que é proposto. Com relação ao cuidado com seus pertences e higiene percebe-se que obteve progresso. Manuelle ainda não consegue identificar letras e números, escreve o nome com ajuda de ficha e só consegue contar até 10. Assim, é importante ressaltar a importância do comprometimento da família junto a escola para que o processo de aprendizado se desenvolva. A escola está sempre à disposição para o diálogo e acompanhamento do desenvolvimento do aluno, buscando sempre o melhor para o seu desenvolvimento, desta forma ressalto a importância de um melhor acompanhamento familiar tendo em vista que a mesma não realiza as atividades extra classe.

MODELO 5

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno Breno, diante de observações realizadas durante o terceiro bimestre. O aluno demonstrou capacidade de trabalhar em grupo, compartilhar ideias e respeitar opiniões diferentes das suas, apresentando uma comunicação clara e objetiva, demonstrando segurança em expor suas ideias. Demonstra respeito às regras e normas estabelecidas pela escola, além de ter uma boa convivência com os colegas e demais profissionais da instituição. Breno,  vem apresentando um bom desempenho, na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias, apresenta uma boa interpretação e concentração, identifica e ordena as letras do alfabeto, se encontrando no nível silábico, onde atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. Na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades, conhece e dá sequência aos números até 100, identifica sucessores e antecessores de números, apresenta um bom raciocínio no campo de medidas e  vem construindo fatos básicos de adição e subtração. É importante ressaltar a importância da continuidade desse processo de aprendizado, visando ao desenvolvimento integral do aluno. A escola está sempre à disposição para o diálogo e acompanhamento do desenvolvimento do aluno, buscando sempre o melhor para o seu desenvolvimento, desta forma ressalto a importância de um melhor acompanhamento familiar tendo em vista que o mesmo não realiza as atividades extra classe.

MODELO 6


Foi possível perceber que a aluna é uma criança muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo o que é proposto. Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica de liderança. Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas regras, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc. Participa das rodas de conversa e ouve histórias com muita atenção, sempre contribuindo com seus recontos e vivências pertinentes ao tema tratado. Reconhece algumas letras do alfabeto e as escreve com apoio. Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba. Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 20, porém ainda não consegue identifica-los de forma isolada. Considerando os aspectos da aprendizagem, vale pontuar que a mesma tem avançado e tende a eliminar brevemente os pontos negativos apresentados neste relatório.

MODELO 7

Por meio das observações foi possível perceber que Isabelly é uma menina muito meiga e tímida, mas está sempre atenta ao que acontece ao seu redor. Brinca com todas as amigas, mas prefere estar sozinha. É organizada com os seus materiais e gosta de colaborar na arrumação da sala após as atividades. Participa com interesse das rodas de conversa, ouvindo com atenção. Escreve seu primeiro nome sem apoio, mas ainda, necessita de apoio para escrever o nome completo, Recita oralmente o alfabeto e reconhece todas as letras. Nas atividades que envolvem escrita espontânea, ainda, não faz relação entre o fonema (unidade sonora) e o grafema (letra). Recita a série numérica convencionalmente até o número 30, porém só reconhece os números escritos até o 10. É importante ressaltar  que apesar de ser um pouco tímida, a aluna se socializa muito bem com os demais colegas, sempre cooperando nas atividades em grupo e aceitando as sugestões da professora.

MODELO 8

Através de observações foi possível observar que Jamilly é uma criança meiga e alegre. Relaciona-se bem com todos os amigos e professora, participa ativamente das atividades e vem aprendendo a trabalhar em grupo. Participa das rodas de história e projetos com interesse e sempre faz contribuições pertinentes ao assunto abordado. Consegue escrever o seu nome sem apoio, recita oralmente e escreve o alfabeto, conseguindo identificar todas as letras, porém ainda tem dificuldade em identificar letras iniciais, finais de palavras trabalhadas. Com apoio já consegue juntar sílabas e ler palavras simples do seu convívio.Ao realizar atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz contagens de rotina, mas, às vezes, se perde durante o reconhecimento dos números sendo necessário auxílio. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que a aluna possui uma boa cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a crescer muito em todas as áreas do conhecimento. 

MODELO 9

Durante esse período de adaptações e com base nas atividades realizadas recentemente foi possível perceber que a estudante demonstra interesse em desenvolver as atividades propostas nas aulas remotas, participando ativamente  com assiduidade e dedicação. As atividades sempre são enviadas no prazo determinado e com capricho. A aluna vem atingindo os objetivos propostos, já consegue ler frases e pequenos textos, obtendo uma interpretação razoável. Por tanto, apresenta dificuldade na leitura e escrita de novas palavras, não conseguindo muitas vezes identificar sílabas iniciais e finais. Em relação a escrita consegue escrever pequenas frases, apresentando complicação  na segmentação, muitas vezes escreve junto sem deixar o devido espaçamento. Reconhece e escreve de forma autônoma os números até 20,  associando e identificando quantidades e localizações de objetos. Apresenta um pouco de dificuldade na realização de operações matemáticas, que tende a ser sanada no decorrer do ano letivo. Pode-se concluir que a estudante em questão tem se desenvolvido de forma significativa em todas as disciplinas, apresentando, porém, algumas dificuldades que são normais para seu nível.

MODELO 10

Com base nas habilidades trabalhadas durante o semestre, foi possível observar que a estudante obteve um bom rendimento durante as aulas remotas. Demonstra bastante interesse e sempre realiza e faz as devolutivas das atividades solicitadas, com muito capricho, mostrando-se atenta e participativa. Por meio das observações foi notório que ainda apresenta um pouco de dificuldade em relação a separação silábica, segmentação de frases e alguns conceitos matemáticos, porém tendem a melhorar no decorrer do ano. Desta forma, obteve um bom progresso, desempenhou todas as propostas de trabalho remoto, referentes às habilidades dos componentes curriculares, demonstrando empatia e facilidade no uso dos recursos tecnológicos, interagindo com todo processo de ensino aprendizagem.

MODELO 11

Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna durante o ano letivo cumpriu com os objetivos estabelecidos. Interage bem com os  colegas de classe e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Sua capacidade de leitura e escrita se ampliou e atualmente, consegue lê pequenos textos com mais precisão e até mesmo formar frases mais longas sem intervenção do professor. Em matemática, ela desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos simples envolvendo adição e subtração, reconhece e escreve os números até 100, apresentado dificuldades em organizar os números aleatórios em ordem crescente e decrescente e interpretar dados de gráficos e tabelas. Considerando os aspectos da aprendizagem, vale pontuar que a mesma tem avançado muito e tende a eliminar brevemente os pontos negativos apresentados neste relatório.

MODELO 12

Nesse primeiro momento foi possível perceber que a aluna está desenvolvendo-se de forma gradativa no processo ensino aprendizagem. De inicio,foi observado uma resistência por parte da família em relação as atividades onlines, sendo necessário conversas para que assim possa realizar as atividades propostas. A aluna está desenvolvendo-se gradativamente no processo de leitura e escrita, consegue ler pequenos textos, escreve pequenas frases, alguma vezes costuma escrever palavras faltando letras. Apresenta uma caligrafia boa, porém ainda não consegue se apropriar de letras cursivas. Reconhece e escreve os números sem dificuldades, consegue realizar operações simples de adição e subtração. A aluna tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas precisa dedicar-se mais na realização de atividades para casa, necessitando de um apoio familiar. Considerando os pontos aqui apresentados, pode-se afirmar que a aluna tende a crescer muito em todas as áreas do conhecimento, pois possui uma ótima desenvoltura cognitiva.

MODELO 13

No decorrer desse semestre a aluna desenvolveu-se de maneira construtiva, obtendo um bom desenvolvimento em relação às habilidades propostas durante as aulas remotas. Está enviando as atividades no prazo determinado, porém algumas vezes não realiza de forma correta  por questão de não ter apoio familiar e nem acesso a recursos tecnológicos para tirar dúvidas com a professora. Portanto, com base nas atividades desenvolvidas apresentou um desempenho bom, consegue escrever pequenas frases com poucos erros, identifica sílabas iniciais e finais e está melhorando em relação a leitura. No conhecimento lógico matemático tem um bom rendimento, escreve e reconhece os números, como também interpreta dados em tabelas e gráficos. Assim, a aluna tende a desenvolver cada vez mais no decorrer do ano letivo. 

MODELO 14

Com base na visualização diária do desenvolvimento da aluna, foi possível concluir que a mesma possui um ótimo desenvolvimento cognitivo. É muito sociável, participa com interesse de grande parte das atividades realizadas em sala de aula, é bastante comunicativa. Por vezes, tem demonstrado certa inquietude o que leva a educadora a chamar-lhe a atenção para as explicações diversas vezes. A aluna lê pequenos textos, escreve frases  e pequenos textos. Constrói o conceito lógico matemático, resolvendo cálculos envolvendo adição e subtração, realizando de forma eficaz as atividades matemáticas. Desta forma, vem demonstrado uma boa desenvoltura na maioria das disciplinas, precisando melhorar, porém, o aspecto do comportamento, pois por proceder de forma inquieta, acaba sendo, algumas vezes, prejudicada nas atividades de sala de aula que requerem maior atenção.