terça-feira, 19 de abril de 2022

PARECERES E RELATÓRIOS DESCRITIVOS / EDUCAÇÃO INFANTIL

 


MODELO 1 

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno Miguel, diante de observações realizadas durante o segundo bimestre. Durante a execução das atividades, apresentações e similares, Miguel mostra-se responsável, cuidadoso, expressando-se com clareza e dialogando sobre suas vivências espontaneamente. Recentemente Miguel vem apresentando traços de ansiedade, frequentemente expressa preocupações em relação ao ambiente escolar como também familiar, onde acaba chorando e querendo ir embora, além de apresentar sintomas físicos como mãos trêmulas. Esta situação está agravando mais ainda sua inquietação e dificuldade em manter a atenção em tarefas mais longas, onde acaba sendo facilmente distraído por estímulos externos. O mesmo vem se desenvolvendo de forma significativa, se interessa por momentos de roda de conversas, histórias e recontos, apresentando interesse na realização das mesmas, conhece a maioria das letras, reconhece os números até 10, fazendo contagem oral até 20, como também vem apresentando noções de adição.  Enfim, teve momentos significativos neste bimestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, apenas sua falta de concentração e excesso de preocupação que acaba prejudicando um pouco seu desenvolvimento nas atividades educacionais, situação que vem sendo trabalhada juntamente com a família.

MODELO 2

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências da aluna Paloma, diante de observações realizadas durante o bimestre. A adaptação está em progresso, ainda se mostra um pouco apreensiva e chorosa, porém com incentivo e conversa acaba cedendo e se envolvendo nas atividades com muita alegria. Através da atividade anexada abaixo, levando em consideração a BNCC, em seus campos de experiências, foram proporcionados momentos de roda de conversa, contação de história, interpretação oral, brincadeiras e confecção de brinquedos, sendo possível perceber que a mesma participa ativamente de momentos de socialização, apresenta um vocabulário amplo, comunica-se e se expressa com facilidade, costuma questionar os colegas sobre o que estão fazendo e troca informações com eles. Se empolga com atividades que envolvem pintura, onde já reconhece as cores e vem desenvolvendo cada dia mais sua coordenação. Além disso, ajuda a recolher os brinquedos sem manifestações negativas, participa ativamente das brincadeiras em sala e quando tem música envolvida, gosta de dançar. Desta forma, Paloma vem se desenvolvendo de forma significativa e tende progredir cada dia mais.

MODELO 3

Maria é uma aluna esperta, participativa e gentil, com todos os colegas. Comunica-se com clareza, expõe suas opiniões, explora e tem muita curiosidade. É bastante organizada, sempre guarda seu material escolar, além disso, respeita as regras estabelecidas e adora fazer atividades em grupos. Vem apresentando progresso na coordenação motora fina, manuseando de forma mais precisa objetos como pincel, lápis e giz. Ainda não desenvolveu relações espaciais como ( dentro, fora, perto, longe, acima,abaixo…). Consegue identificar todas as cores e tem muito prazer nas atividades lúdicas, como montar blocos, por exemplo. A parte da música é a sua favorita, onde costuma dançar e expressar-se por meio de gestos e comandos. Enfim, teve momentos significativos neste bimestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem.

MODELO 4

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências do aluno Erick, diante de observações realizadas durante o segundo bimestre. A adaptação à nova escola e professora foi tranquila, estabeleceu uma relação de afeto, mostrando-se seguro e tranquilo na aceitação das mudanças incorporadas à sua rotina diária. É um menino calmo, participa de todas as atividades propostas, com muita atenção e capricho, porém é um pouco vergonhoso e não costuma pedir ajuda quando precisa, sempre pede para o irmão pedir por ele. Vem desenvolvendo de forma significativa sua coordenação motora fina, já pega no lápis com precisão, arriscando fazer alguns traços. Consegue manusear bem a tesoura, fazendo algumas atividades de recorte sem auxílio da professora, demonstrando muita concentração e comprometimento na realização.   Enfim, teve momentos significativos neste bimestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem.

MODELO 5

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências do aluno Arilson, diante de observações realizadas durante o segundo  bimestre. Vem demonstrando um bom desempenho, se envolvendo e participando ativamente nas atividades propostas pelo professor. Participa das rodas de história e momentos de interações, porém sempre dispersa  com suas brincadeiras o que acaba prejudicando seu desenvolvimento e dos colegas. Realiza atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz pequenas contagens de rotina até o número 10, mas, às vezes, se perde durante a contagem, sendo necessário retomar com o auxílio da professora. Vem desenvolvendo sua coordenação motora fina, já consegue pegar em giz e lápis com mais precisão, arriscando traçar algumas letras com apoio de ficha. Deixo claro neste relatório que o responsável do aluno deve manter uma comunicação mais direta com a escola, pois muitas vezes o mesmo deixa de realizar algumas atividades porque o responsável não envia os materiais necessários o que prejudica seu desenvolvimento como também o deixa muito triste. Desta forma, Arilson vem se desenvolvendo de forma positiva e tende progredir cada dia mais, sendo necessário um melhor apoio familiar.

MODELO 6

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências da aluna Sofia, diante de observações realizadas durante o bimestre. A  aluna comunica-se pouco, mantendo-se calada a maior parte do tempo, sua maior participação em rodas de conversas, dinâmicas e atividades em grupo vem sendo incentivada, convocando-a a falar e fazendo questionamentos. No entanto, prossegue silenciosa, conversando apenas com sua prima, onde muitas vezes discutem e brigam, comportamento que vem atrapalhando a aula. A atividade presente neste relatório teve o objetivo de  desenvolver a atenção, percepção, trabalho em equipe, rimas, estudar moral e ética através de exemplos de certo e errado, assim no desenvolvimento da atividade fica notório que Sofia se empenha apenas nos momentos de recorte e colagem, negando-se a participar dos demais momentos que envolviam interação. Por ser um pouco dispersa não presta atenção em histórias contadas o que ocasiona uma interpretação não tão boa, conhece pouquíssimas letras, consegue fazer contagem oral, porém ainda não consegue identificar os números. Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos, apresentando dificuldades em cumprir regras, comportamento que vem prejudicando sua desenvoltura, progredindo de forma parcial, apresentando, porém, algumas dificuldades que com empenho e dedicação serão sanadas.

MODELO 7

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno Miguel, diante de observações realizadas durante o terceiro bimestre. Em relação ao aspecto sócio afetivo, mostra-se uma criança alegre, prestativa e afetuosa, onde gosta de partilhar seus pertences e ajudar os colegas. Vem demonstrando mais entusiasmo e concentração na realização das atividades, compartilhando suas vivências familiares durante as rodas de conversas. Nos momentos de brincadeiras e interações demonstra alegria, porém algumas vezes ultrapassa o limite das brincadeiras causando situações de agito. É uma criança curiosa que gosta de investigar e perguntar, em uma ocasião, em certa atividade fixa do calendário (nome do aluno/a, data) perguntou se faltava muito tempo para as férias, quantos dias faltavam, atitudes estas que contribuem de forma significativa para seu progresso. Conhece o alfabeto, porém ainda não consegue escrever e ordenar as letras de forma autônoma, identifica letras iniciais de palavras e vem progredindo de forma significativa no campo da escrita. Consegue escrever os números até 10, apresentando espelhamento como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.É importante ressaltar a importância da continuidade desse processo de aprendizado, visando ao desenvolvimento integral do aluno. A escola está sempre à disposição para o diálogo e acompanhamento do desenvolvimento do mesmo, buscando sempre o melhor para o seu desenvolvimento.


       MODELO 8

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências da aluna Marielly, diante de observações realizadas durante o bimestre. A adaptação a  escola foi tranquila, estabeleceu uma relação de afeto, mostrando-se segura e tranquila na aceitação das mudanças incorporadas à sua rotina diária, algumas vezes no decorrer da aula costuma puxar os cabelos dos colegas, atitude que vem sendo trabalhada diariamente para que seja cortada. A atividade presente neste relatório foi desenvolvida nas primeiras semanas de aulas presenciais e teve como objetivo desenvolver a capacidade de reconhecer e nomear, permitindo  à criança se reconhecer como um sujeito importante, proporcionando o seu autoconhecimento, o seu nome.  De acordo com a BNCC, em seus campos de experiências, foram proporcionados momentos de roda de conversa sobre o nome, contação de história e interpretação oral, onde a aluna apresentou um vocabulário rico e adequado para a idade, porém demonstrou timidez em participar, colaborando apenas quando solicitada. O primeiro passo para conhecer e reconhecer a primeira letra do nome é vê-la bem destacada, nessa atividade foi trabalhada a coordenação, utilizando como recurso o papel crepom, assim foi possível perceber que a mesma está desenvolvendo sua coordenação de forma positiva, consegue se concentrar nas atividades, demonstra interesse e autonomia. Desta forma, pode-se concluir que está desenvolvendo-se de forma positiva, tendo grandes chances de aprimorar cada vez mais seus conhecimentos durante o ano letivo.

 MODELO 9

Este relato de experiência tem como intuito apresentar vivências do aluno Heitor, diante de observações realizadas durante o segundo bimestre. É uma criança calma e cordial, capaz de se relacionar de forma muito amigável com seus colegas e professores. Além de estar sempre atento, é muito solícito com os outros alunos, ajudando-os sempre que precisam, como também se mostra bastante responsável,guardando  brinquedos e ajudando na organização da sala depois das brincadeiras. Durante brincadeiras dirigidas, dinâmicas e momentos de interações se mostra um pouco preguiçoso, preferindo ficar sentado apenas observando. O mesmo vem desenvolvendo cada vez mais suas habilidades, apresentou aptidão ao manusear os materiais oferecidos, como pincel, giz e lápis. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos, ainda não desenvolveu noções espaciais como(dentro, fora, grande, pequeno..). Enfim, teve momentos significativos neste bimestre, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem.

MODELO 10

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências do aluno Enzo Freire, diante de observações realizadas durante o bimestre. A adaptação a  escola foi tranquila, estabeleceu uma relação de afeto e pertencimento, porém ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias de convívio social, apresentando dificuldades de auto-regulação, costuma demonstrar agressividade em vários momentos, bate, morde e rasga materiais dos colegas. Apresenta limitação na fala e pouca coordenação, muitas vezes anda nas pontas dos pés. As atividades presentes teve como objetivo desenvolver a capacidade de reconhecer e nomear, no decorrer da mesma ficou evidente que o mesmo apresenta uma boa cognição reconhece seu nome, bem como o alfabeto e os números, porém não consegue envolver-se nas atividades por muito tempo, tem dificuldade de concentração e de estabelecer foco por muito tempo, se dispersando muito rápido. Assim fica notório que o mesmo apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, ressalto aqui a importância da família observar melhor e procurar meios para entender melhor esses comportamentos, para que assim o aluno possa se desenvolver significativamente.

MODELO 11

Este relato de experiência tem como desígnio apresentar vivências da aluna Lorenna, diante de observações realizadas durante o terceiro bimestre. Obteve um bom desempenho, participando ativamente das atividades com entusiasmo e dedicação. É colaborativa na organização da sala após as brincadeiras, tem apreço em auxiliar os colegas quando é solicitada e apresenta um bom convívio com os amigos e funcionários. Já consegue grafar seu primeiro nome, apresentando uma boa caligrafia, porém mesmo evoluindo significativamente, ainda apresenta dificuldades na hora de identificar algumas letras e números. Nesse semestre ela teve um expressivo número de faltas, sem justificativas que prejudicou no seu desenvolvimento, além disso costuma não realizar as atividades extraclasse, sendo necessário um maior apoio familiar. A escola está sempre à disposição para o diálogo e acompanhamento do desenvolvimento da mesma, buscando sempre o melhor para o seu desenvolvimento.

MODELO 12

Sofhia é uma criança que demonstra interesse na realização das atividades sendo muito prestativa, afetiva e alegre. Se expressa de forma clara e argumentada, interagindo com o grupo e com a professora. Em algumas ocasiões é necessário relembrar alguns combinados feitos anteriormente, pois dispersa-se facilmente querendo chamar a atenção de todos na hora das atividades.. Na rodinha gosta de ouvir histórias e recontar, contribuindo com boas opiniões para o que está sendo estudado, porém ainda  precisa desenvolver o hábito de esperar a vez de falar. Apresenta boa coordenação motora e equilíbrio nas atividades dirigidas realizadas  e a cada dia que passa  tem desenvolvido mais suas diversas habilidades.


MODELO 13

Jéssica é uma criança muito observadora e curiosa, gosta de atividades que envolva o corpo, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento. Se ofendida, apenas chora, sem comunicar o que aconteceu, comportamento que vem sendo orientado e conversado com a mesma para que consiga expor o que acontece. Demonstra interesse durante as atividades de leitura, escuta atentamente as histórias, porém só responde ou reconta com solicitação da professora. Algumas vezes se recusa realizar algumas atividades, falando que está com preguiça se interessando apenas por desenhos e pinturas, porém não é muito caprichosa, geralmente rabisca os desenhos e atividades, sendo necessário intervir diariamente. Pode-se concluir que Jéssica vem se desenvolvendo e tende a desempenhar cada vez mais suas habilidades.


MODELO 14

Elias é uma criança bem tímida, não interage muito com os colegas e prefere brincar sozinho com carrinhos e algumas peças de montar com seu irmão. Expressa-se por meio da voz, comunicando os fatos acontecidos à sua volta, nem sempre com muita clareza, através de frases curtas e simples. Interessa-se pelos momentos de roda de história ouvindo-as atentamente, ouve cantigas, algumas vezes batendo palmas e repetindo alguns trechos.


MODELO 15

Jonatas demonstrou ser uma criança tranquila e um pouco tímida, em seu período de adaptação, se mostrou muito choroso e sempre chamava pela mãe, porém aos poucos e com incentivo, se sentiu mais integrado na turma e começou a participar mais das atividades. Mesmo com comportamento mais introvertido, é capaz de responder perguntas simples, manifesta interesse em realizar atividades e sempre participa quando convidado. Além disso, ajuda a recolher os brinquedos sem manifestações negativas.


MODELO 16

Maria é uma criança carismática e bastante alegre. Gosta de participar das atividades e brincadeiras propostas, porém, durante as atividades onlines, foi possível observar que apresenta dificuldades de concentração para assistir as aulas, se distrai com muita facilidade e durante  gravações de vídeos remexe-se na cadeira com frequência, saindo da tela em alguns momentos, sendo necessário ficar chamando sua atenção.


MODELO 17

Camila é assídua as aulas e muito participativa. No primeiro bimestre demonstrou inquietação na realização das atividades, mas no decorrer dos meses conseguiu se adaptar melhor e ter um avanço nas aulas remotas, porém precisa se desenvolver mais nesse quesito. Desta forma, pode-se concluir que está desenvolvendo-se cada vez mais a coordenação motora, bem como demonstra ter  facilidade em aprender.

MODELO 18

Bia  durante  o semestre teve um avanço muito bom, analisando e reconstituindo a situação vivida pela aluna no decorrer dos meses foi notório seu avanço principalmente em relação a sua concentração, pois no inicio tinha grande dificuldade, não conseguia assistir nem gravar vídeos e atualmente já consegue se  comportar melhor, não sendo necessário chamar tanto sua atenção.  Verifiquei que durante o semestre vivenciou as atividades propostas de maneira significativa e construtiva, demonstrando interesse em participar, principalmente de atividades lúdicas.  O auxilio e compromisso da família foi muito importante para seu progresso, tende em vista que os mesmos conseguiram fazer uso apropriado das ferramentas disponíveis e participaram das aulas onlines sem contratempos, desta forma, a aluna tende a se desenvolver cada vez mais.

MODELO 19 

Nos últimos meses, Clara demonstrou um desempenho muito bom.  Se adaptou com facilidade ao ambiente escolar depois da volta as aulas presenciais, demonstrando participação e bastante interesse nas aulas. Nos momentos de leitura, é muito atenciosa e se diverte bastante com as cantigas e brincadeiras desenvolvidas. Na realização das atividades, Jéssica tem preferência por atividades que envolvam recorte e escrita.

MODELO 20

Jéssica  teve um desenvolvimento significativo no decorrer do ano letivo, é participativa, curiosa, brincalhona e dificilmente entra em atrito com os colegas. Gosta muito de atividades que envolvam recorte, colagem, brincadeiras e momentos de leitura, porém ultimamente está apresentando certa dificuldade em realizar algumas atividades, sendo necessário conversar diariamente para poder realizá-las.  

MODELO 21

Tarciana é uma criança carismática, alegre e curiosa, gosta muito de se movimentar e explorar o espaço. Apesar das dificuldades enfrentadas devido as aulas remotas, a aluna teve um bom desenvolvimento, tendo em vista que a família sempre esteve presente e apta a ajudar, contribuindo para seu avanço  em relação a concentração, não sendo necessário chamar tanto sua atenção. Se ofendida apenas chora, sem comunicar o que aconteceu, questão que vem sendo trabalhada e incentivada pelo professor através de incentivos e perguntas.  Apresenta um pouco de dificuldade na realização de algumas atividades, demonstrando predileção por desenvolver  em horários próprios, se retraindo em atividades que exige dialogo, como rodas de conversas e reconto de histórias. Nesse 2° semestre foi possível observar avanços em relação a aprendizagem, sendo notório sua preferência por atividades de recorte, porém ainda é necessário cobrar quanto à organização dos materiais e pertences após serem utilizados.

MODELO 22

Sofhia é uma criança falante e curiosa, porém devido as aulas onlines não consegue participar ativamente, pois fica com vergonha na hora de gravar vídeos ou participar de vídeos chamadas. A aluna aos poucos foi se adaptando ao convívio e as regras escolares, porém demonstrou dificuldade em entregar as atividades no prazo determinado, onde sua família apresentou dificuldades iniciais em assistir as aulas em vídeo.

MODELO 23

Amanda durante o semestre conseguiu se desenvolver bem, de inicio apresentou dificuldade em realizar e entregar as atividades no prazo determinado, porém  após alguns ajustes e conversa com a família teve uma melhora significante e foi perceptível a importância dessa parceria, pois mesmo com um pouco de dificuldade  em utilizar a mídias digitais as atividades passaram a ser realizadas com mais precisão. Assim, apresentou um avanço nas suas potencialidades individuais durante o processo, passando a desenvolver melhor as atividades por meio de fotos, áudios e vídeos, se interessando principalmente em desenvolver jogos e brincadeiras.

MODELO 24

Observando o desempenho de Ana, pode-se concluir que ela demonstra ter grande respeito pelos colegas, além de ter muita facilidade para trabalhar em grupo e fazer amizades. Durante a aula, costuma se distrair com facilidade das atividades propostas, iniciando conversas paralelas com outros colegas. Dessa forma, alguns exercícios acabam incompletos, porém sempre que solicitado faz as atividades desenvolvendo uma melhor participação em momentos de histórias e cantigas. 

MODELO 25

Sofhia é uma criança brincalhona, comunicativa, amiga, atenciosa e que trabalha bem em grupo, respeitando e ajudando os colegas sempre que necessário.  Costuma falar muito, perguntar , opinar e recontar histórias com entusiamo  e gosto, interagindo de forma impressionante com o professor e colegas de classe, esta é  uma característica marcante da aluna, necessidade intensa de interação  e comunicação.  Adora os momentos de  brincadeiras, espaço ideal para trabalhar a questão de perder, pois sempre chora quando não ganha. Nas rodas de conversas fala sobre o seu dia a dia espontaneamente, é solidária com os companheiros auxiliando sempre quando os veem tristes ou necessitando de algo. Em alguns momentos resiste em fazer algumas atividades, mas com conversa e jeitinho volta a fazer, assim pode-se concluir que Sofhia é uma aluna participativa e tende a se desenvolver cada vez mais. 

MODELO 26

Isabelly  no decorrer do primeiro semestre demonstrou ser uma criança dedicada e esforçada, sempre realiza as atividades propostas remotamente com capricho e dentro do prazo estabelecido, mostrando-se atenta aos comandos e instruções sugerida pela professora. Dessa forma, é evidente que a mesma ainda é muito tímida e isso muitas vezes dificulta sua desenvoltura em algumas atividades que exigem uma participação mais ativa, portanto é uma questão que vai ser trabalhada no decorrer do ano letivo e que tende a ser superada. Portanto, apesar da presença dessa dificuldade a aluna vem se desenvolvendo cada dia mais e apresentou avanço nas suas potencialidades individuais durante todo o processo. 

MODELO 27

Evilângela, nos últimos meses, principalmente com a volta das aulas presenciais demonstrou ser uma criança que fala pouco e prefere passar o tempo sozinha, sendo muito tímida. Nas atividades que envolvem dialogo e participação muitas vezes se recusa a participar, isso inclui os exercícios propostos em sala de aula e também as recreações.  Este é ponto que precisa ser trabalhado com Evilângela, porém é necessário entender que cada aluno tem seu jeito e momento para se sentir mais à vontade no ambiente escolar. 

MODELO 28

Ilanna durante  o ano demonstrou ser uma criança tranquila, comunica-se pouco , mantendo-se quieta e calada a maior parte do tempo.  Sua participação vem sendo incentivada pelo professor,  fazendo-lhe perguntas e proporcionando momentos que se sinta a vontade.  Com relação as tarefas escolares,  se desenvolve muito bem, notadamente muito caprichosa, realizando sempre com muito esmero, demonstrando muito gosto em tudo que faz. Ouve histórias atentamente, demonstrando dificuldade em recontá-las devido a timidez, porém percebe-se que é capaz de fazer já que presta muito atenção na hora da narração. Diariamente demonstra capricho e cuidado com os materiais que utiliza, seguindo as normas estabelecidas devido o COVID-19 com facilidade. Desta forma, Observamos um desenvolvimento significativo em várias linguagens trabalhadas durante o ano letivo.

MODELO 29

Fernanda apresentou um bom desenvolvimento durante o segundo bimestre, adquirindo novos conhecimentos, podendo, dessa forma, obter avanços ainda maiores no próximo nível. Sempre realiza as atividades com precisão e dentro do prazo estabelecido se mostrando interessada em realizá-las. É uma criança afetuosa e mesmo através de meios digitais sempre demonstra constantemente seu carinho.

MODELO 30

Fernanda demonstrou um bom desenvolvimento durante o primeiro semestre em relação a sua participação, interação e desenvolvimento da aprendizagem no período das aulas remotas. Conseguiu e manifestou interesse em desenvolver diferentes atividades propostas pelo professor nas aulas remotas como: envio de fotos, áudios, produção de vídeos e jogos. Apresentou entusiasmo em participar das aulas gravadas, interagindo e assistindo os vídeos atentamente, sempre fazendo uso das mídias digitais sem dificuldade. Fernanda é uma criança que adora ouvir histórias  e reconta histórias conhecidas com aproximação às características da original, como também  se interessa bastante por livros.

MODELO 31

Adrielle é uma criança participativa, alegre, brincalhona e realiza as  atividades propostas com muita atenção e dedicação. Adora os momentos de interação, recontando histórias com muito entusiasmo e criatividade. Sua adaptação demorou um pouco,  as vezes ainda chora na sala e chama pela mãe, porém  com diversas conversas na sala e em casa já apresentou um grande avanço. Obedece as regras de distanciamento social sempre que é alertada pela professorara. Podemos concluir que durante o ano letivo a aluna demonstrou um bom desenvolvimento, adquirindo novos conhecimentos, principalmente em relação ao respeito e regras de convivência podendo melhorar ainda mais no próximo ano.