O estudante
durante este semestre realizou as atividades propostas de maneira construtiva,
fazendo os trabalhos remotamente com dedicação e capricho. Foi possível observar que o estudante obteve
cognitivamente um bom desenvolvimento e conseguiu ter progresso em relação a
leitura, interpretação e escrita, conseguindo escrever pequenos textos sem
tanta dificuldade. Em relação ao pensamento lógico matemático conseguiu evoluir
bastante, resolve situações problemas simples de forma autônoma, como também
consegue compor e decompor números sem muita dificuldade, além de ter uma boa
desenvoltura em relação a unidades de tempo.
Assim, é notório seu esforço e da família em relação ao aprendizado, correspondeu ao esperado e continuando desta
forma conseguirá ter um bom desenvolvimento até o final do ano letivo.
MODELO 5
Considerando os objetivos trabalhados no decorrido ano, foi possível constatar que o aluno obteve um excelente progresso, é participativo, interage bastante com colegas e professores, é organizado e cuidadoso com o material escolar e se adaptou com facilidade as novas regras escolares devido a pandemia. Teve um bom desenvolvimento em todas as propostas desempenhadas. Na escrita alcançou um nível bom, produz pequenos textos com autonomia, segmentando corretamente as palavras no texto, apresenta alguns erros ortográficos que são normais em sua fase e tendem a desaparecem. Apresenta uma leitura boa, estando no nível leitor iniciante, interpreta e identifica gêneros e suas funções, além disso é um dos alunos que mais gosta da parte da leitura diária e sempre se oferece para ler os textos em voz alta para a turma. Constrói o conceito lógico matemático com precisão, desenvolvendo cálculos com as operações até então trabalhadas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Dessa forma, constatou-se que teve um avanço significativo, não apresentando maiores dificuldades em assimilar os conteúdos na disciplina de matemática, pois, tem compreendido de forma rápida, assim que os mesmos são apresentados.
MODELO 6
A partir das atividades realizadas remotamente, foi constatado que Jefferson tem apresentando um bom desempenho e tem um ótimo desenvolvimento cognitivo, é bastante participativo, criativo e produtivo. Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz pequenos textos, mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos, ocasionalmente troca letras ou deixa de colocá-las nos lugares certos, tem dificuldades em escrever palavras complexas, troca a letra O pelo U, porém tais dificuldades não comprometem o seu aprendizado, uma vez que são normais no processo de construção da escrita. O aluno tem uma ótima aptidão para realizar atividades matemáticas, realiza cálculos de adição e subtração sem muita dificuldade. Compreende bem o sistema de numeração decimal, bem como, dezenas e centenas, reconhece e escreve números até 100, conseguindo ordenar. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que o aluno possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a crescer muito em todas as áreas do conhecimento.
MODELO 7
Durante o semestre, o aluno teve um bom desempenho em relação às
aulas remotas, mostrando interesse em desenvolver e participar das atividades
propostas. Realizou as atividades de maneira construtiva, entregando todas no
prazo determinado. Em relação ao uso das tecnologias teve muita facilidade,
participando das vídeos chamadas e produções de vídeos sempre que era
proposto, se expressando oralmente de forma autônoma e participativa. Em relação às
habilidades trabalhadas durante as aulas, teve um bom rendimento nas
disciplinas, consegue realizar as atividades de forma autônoma e vem melhorando
cada vez mais em relação a interpretação e escrita. No conhecimento lógico
matemático tem uma ótima aptidão e não tem maiores dificuldades. Assim, o aluno
é muito participativo e sempre está
preocupado e interessado em salientar as dúvidas existentes.
MODELO 8
A partir das atividades realizadas ao do ano, foi constatado que o aluno tem apresentando um bom desempenho e tem um ótimo desenvolvimento cognitivo. O aluno relaciona-se muito bem com todos os colegas de classe e participa de todas as atividades em grupo. Tem um bom comportamento, é obediente, por vezes ele mostra-se um pouco reservado e desmotivado por errar ou não compreender algum conteúdo. Lê bem, estando no nível leitor iniciante, interpreta pequenos textos que são trabalhados em classe. Escreve pequenos textos com autonomia, ocasionalmente troca letras, tendo dificuldades em em relação ao uso do R e RR. Jefferson possui uma boa aptidão e interesse nas atividades matemáticas, realiza cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que o aluno possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a progredir cada vez mais.
MODELO 9
No decorrer das atividades propostas remotamente, foi possível considerar que o aluno tem se desenvolvido gradualmente na aquisição da aprendizagem. Foi perceptível que o mesmo não consegue realizar as atividades sem auxílio, não entregando muitas vezes no prazo determinado. Pôde-se constatar que o mesmo está se desenvolvendo, lê com fluência e consegue ter uma boa interpretação. Constantemente troca ou deixa de colocar letras em diversas palavras, devido às dificuldades de ortografia, não consegue escrever textos coerentes, alguns são incompreensíveis. Realiza cálculos simples com as operações até então trabalhadas. Compreende o sistema de numeração decimal e o sistema monetário, apresentando pequena dificuldade em interpretar dados de tabelas e gráficos. O aluno possui ótimas qualidades, porém, tem o desafio de se desenvolver mais no aspecto da escrita, nas demais disciplinas, o aluno demonstra que está em desenvolvimento, compreende os assuntos que lhe são expostos e certamente irá apresentar melhoras na realização das atividades.
MODELO 10
Com base nas habilidades trabalhadas no semestre, foi possível observar
que o estudante obteve cognitivamente um bom desenvolvimento, porém ainda
apresenta dificuldade em relação a escrita, tendo ausência e troca de letras
constantemente, precisando de mais atenção para que assim se desenvolva melhor.
Durante uma observação presencialmente observou-se que o aluno ainda não
consegue ler com fluência e apresentou
dificuldade em interpretar, contradizendo o que tinha sido observado de
forma online e descrita no primeiro parecer. Na expressão oral, por conta da
timidez apresenta um pouco de
dificuldade, porém expõe suas ideias mediante a solicitação da professora.
Reconhece e ordena os números de forma autônoma, realiza cálculos simples de
adição e subtração, porém sempre precisa de ajuda para realizar as atividades. Assim, o aluno vem se
desenvolvendo, tem bastante interesse nas atividades propostas remotamente,
é participativo e atento nas aulas
virtuais.
MODELO 11
Ao analisar o desempenho do aluno, foi possível observar que o mesmo relaciona-se muito bem com todos os colegas de classe, é participativo, expressa suas opiniões acerca de diversos assuntos, é criativo e comunicativo. Lê com certa dificuldade, estando no nível pré-leitor que consequentemente contribui para que não tenha uma compreensão tão boa dos textos trabalhados em sala de aula. Escreve frases e pequenos textos com bastantes erros e troca de letras. Constrói o conceito lógico-matemático,demonstrando que possui ótimo aproveitamento, tendo muita facilidade em realizar cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão mentalmente. Pode-se afirmar que o aluno possui uma boa integração com o grupo, contribuindo para o seu crescimento. Por vezes tem demonstrado falta de atenção por se envolver em conversas paralelas, porém ao ser chamada sua atenção, respeita e muda o comportamento.
MODELO 12
Analisando de forma processual o desempenho do aluno, foi possível
considerar que o mesmo está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino
e aprendizagem. Possui uma boa integração social, porém muitas vezes se envolve
em discussões com os colegas de classe o que acaba prejudicando sua
concentração e consequentemente sua aprendizagem. Apresenta algumas
dificuldades de leitura, estando no nível pré-leitor, não conseguindo
interpretar a maioria dos textos. Costuma escrever palavras faltando letras e
pequenas frases muitas vezes incompletas e com bastante erros. Possui algumas
dificuldades em resolver situações problemas, bem como operações com reserva, tal dificuldade se mostra pelo
fato de o aluno não prestar atenção e se distrair com facilidade. Com base nestas e em outras observações, pode-se concluir que o
aluno precisa envolver-se mais, uma vez que é muito retraído, concentra–se
muito pouco nas aulas, bem como nas atividades, demonstrando pouco interesse em
desenvolver-se. Tem carecido em realizar atividades que são enviadas para casa,
porém com treino e acompanhamento tende a melhorar nesses requisitos.