sábado, 23 de abril de 2022

RELATÓRIOS E PARECERES DESCRITIVOS / 2° ANO

 



MODELO 1 

A partir das atividades realizadas, foi constatado que Jainny tem apresentado um bom desempenho, é participativa e sempre realiza as atividades propostas. Cognitivamente lê pequenos textos, compreendendo algumas coisas, produz pequenas frases, mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos, ocasionalmente troca letras ou deixa de colocá-las nos lugares certos, tem dificuldades em escrever palavras complexas, troca a letra O pelo U, porém tais dificuldades não comprometem o seu aprendizado, uma vez que são normais no processo de construção da escrita. A aluna realiza atividades matemáticas sem muita dificuldade, efetua cálculos simples de adição e subtração, reconhece e escreve números até 100, porém não consegue ordena-los. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que a aluna possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a crescer muito em todas as áreas do conhecimento.

MODELO 2

Nesse primeiro momento foi possível perceber que a aluna é participativa, esforçada, porém um pouco desorganizada com seu material escolar. Sempre participa ativamente das aulas desenvolvendo as atividades propostas, entretanto a mesma se envolve em muita conversa e as vezes acaba atrapalhando seu desempenho e dos colegas. Lê pequenos textos, conseguindo compreender algumas coisas. Tem uma ótima caligrafia, porém algumas vezes troca e esquece de algumas letras como (bombero-bombeiro, bandera-bandeira). Constrói o conceito lógico-matemático, conhece, escreve e ordena os números sem dificuldade, resolve operações de adição e subtração de forma autónoma. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que a aluna possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a progredir cada vez mais.

MODELO 3

Nesse primeiro momento foi possível perceber que o aluno é participativo, esforçado e organizado com seu material escolar. Sempre participa ativamente das aulas onlines, desenvolvendo as atividades propostas com muita precisão e capricho. Constatou-se que o aluno tende a se  desempenhar cada vez mais nas habilidades propostas. Lê com  dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender. Em relação a escrita, algumas vezes esquece de algumas letras como (bombero-bombeiro, bandera-bandeira), apresenta um pouco de dificuldade em produzir texto, não conseguindo inserir letra cursiva ainda. Constrói o conceito lógico-matemático, conhece e escreve os números, resolve situações problemas simples envolvendo adição e subtração, apresentando pequena dificuldade com sistema monetário.

MODELO 4

O estudante durante este semestre realizou as atividades propostas de maneira construtiva, fazendo os trabalhos remotamente com dedicação e capricho. Foi possível observar que o estudante obteve cognitivamente um bom desenvolvimento e conseguiu ter progresso em relação a leitura, interpretação e escrita, conseguindo escrever pequenos textos sem tanta dificuldade. Em relação ao pensamento lógico matemático conseguiu evoluir bastante, resolve situações problemas simples de forma autônoma, como também consegue compor e decompor números sem muita dificuldade, além de ter uma boa desenvoltura em relação a unidades de tempo.  Assim, é notório seu esforço e da família em relação ao aprendizado,  correspondeu ao esperado e continuando desta forma conseguirá ter um bom desenvolvimento até o final do ano letivo.

MODELO 5

Considerando os objetivos trabalhados no decorrido ano, foi possível constatar que o aluno obteve um excelente progresso, é participativo, interage bastante com colegas e professores, é organizado e cuidadoso com o material escolar e se adaptou com facilidade as novas regras escolares devido a pandemia. Teve um bom desenvolvimento em todas as propostas desempenhadas. Na escrita alcançou um nível bom, produz pequenos textos com autonomia,  segmentando corretamente as palavras no texto, apresenta alguns erros ortográficos que são normais em sua fase e tendem a desaparecem. Apresenta uma leitura boa, estando no nível  leitor iniciante, interpreta e identifica gêneros e suas funções, além disso é um dos alunos que mais gosta da parte da leitura diária e sempre se oferece para ler os textos em voz alta para a turma. Constrói o conceito lógico matemático com precisão, desenvolvendo cálculos com as operações até então trabalhadas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Dessa forma, constatou-se que teve um avanço significativo, não apresentando maiores dificuldades em assimilar os conteúdos na disciplina de matemática, pois, tem compreendido de forma rápida, assim que os mesmos são apresentados.

MODELO 6

A partir das atividades realizadas remotamente, foi constatado que Jefferson tem apresentando um bom desempenho e tem um ótimo desenvolvimento cognitivo, é bastante participativo, criativo e produtivo. Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz pequenos textos, mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos, ocasionalmente troca letras ou deixa de colocá-las nos lugares certos, tem dificuldades em escrever palavras complexas, troca a letra O pelo U, porém tais dificuldades não comprometem o seu aprendizado, uma vez que são normais no processo de construção da escrita. O aluno tem uma ótima aptidão para realizar atividades matemáticas, realiza cálculos de adição e subtração sem muita dificuldade. Compreende bem o sistema de numeração decimal, bem como, dezenas e centenas, reconhece e escreve números até 100, conseguindo ordenar. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que o aluno possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a crescer muito em todas as áreas do conhecimento. 

MODELO 7

Durante o semestre, o aluno teve um bom desempenho em relação às aulas remotas, mostrando interesse em desenvolver e participar das atividades propostas. Realizou as atividades de maneira construtiva, entregando todas no prazo determinado. Em relação ao uso das tecnologias teve muita facilidade, participando das vídeos chamadas e produções de vídeos sempre que era proposto,  se expressando oralmente de forma autônoma e participativa. Em relação às habilidades trabalhadas durante as aulas, teve um bom rendimento nas disciplinas, consegue realizar as atividades de forma autônoma e vem melhorando cada vez mais em relação a interpretação e escrita. No conhecimento lógico matemático tem uma ótima aptidão e não tem maiores dificuldades. Assim, o aluno é muito participativo e  sempre está preocupado e interessado em salientar as dúvidas existentes.

MODELO 8

A partir das atividades realizadas ao do ano, foi constatado que o aluno tem apresentando um bom desempenho e tem um ótimo desenvolvimento cognitivo. O aluno relaciona-se muito bem com todos os colegas de classe e participa de todas as atividades em grupo. Tem um bom comportamento, é obediente, por vezes ele mostra-se um pouco reservado e desmotivado por errar ou não compreender algum conteúdo. Lê bem, estando no nível leitor iniciante, interpreta pequenos textos que são trabalhados em classe. Escreve pequenos textos com autonomia, ocasionalmente troca letras, tendo dificuldades em em relação ao uso do R e RR. Jefferson possui uma boa aptidão e interesse nas atividades matemáticas, realiza cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão. A partir dos aspectos analisados, podemos concluir que o aluno possui uma excelente cognição, desenvolve-se bem nas disciplinas e tende a progredir cada vez mais.

MODELO 9

No decorrer das atividades propostas remotamente, foi possível considerar que o aluno tem se desenvolvido gradualmente na aquisição da aprendizagem. Foi perceptível que  o mesmo não consegue realizar as atividades sem auxílio, não entregando muitas vezes no prazo determinado.  Pôde-se constatar que o mesmo está se desenvolvendo, lê com fluência e consegue ter uma boa interpretação. Constantemente troca ou deixa de colocar letras em diversas palavras, devido às dificuldades de ortografia, não consegue escrever textos coerentes, alguns são incompreensíveis. Realiza cálculos simples com as operações até então trabalhadas. Compreende o sistema de numeração decimal e o sistema monetário, apresentando pequena dificuldade em interpretar dados de tabelas  e gráficos. O aluno possui ótimas qualidades, porém, tem o desafio de se desenvolver mais no aspecto da escrita, nas demais disciplinas, o aluno demonstra que está em desenvolvimento, compreende os assuntos que lhe são expostos e certamente irá apresentar melhoras na realização das atividades. 

MODELO 10

Com base nas habilidades trabalhadas no semestre, foi possível observar que o estudante obteve cognitivamente um bom desenvolvimento, porém ainda apresenta dificuldade em relação a escrita, tendo ausência e troca de letras constantemente, precisando de mais atenção para que assim se desenvolva melhor. Durante uma observação presencialmente observou-se que o aluno ainda não consegue ler com fluência e apresentou  dificuldade em interpretar, contradizendo o que tinha sido observado de forma online e descrita no primeiro parecer. Na expressão oral, por conta da timidez  apresenta um pouco de dificuldade, porém expõe suas ideias mediante a solicitação da professora. Reconhece e ordena os números de forma autônoma, realiza cálculos simples de adição e subtração, porém sempre precisa de ajuda para realizar as atividades. Assim, o aluno vem se desenvolvendo, tem bastante interesse nas atividades propostas remotamente, é  participativo e atento nas aulas virtuais.

MODELO 11

Ao analisar o desempenho do aluno, foi possível observar que o mesmo relaciona-se muito bem com todos os colegas de classe, é participativo, expressa suas opiniões acerca de diversos assuntos, é criativo e comunicativo. Lê com certa dificuldade, estando no nível pré-leitor que consequentemente contribui para que não tenha uma compreensão tão boa dos textos trabalhados em sala de aula. Escreve frases e pequenos textos com bastantes erros e troca de letras. Constrói o conceito lógico-matemático,demonstrando que possui ótimo aproveitamento, tendo muita facilidade em realizar cálculos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão mentalmente. Pode-se afirmar que o aluno possui uma boa integração com o grupo, contribuindo para o seu crescimento. Por vezes tem demonstrado falta de atenção por se envolver em conversas paralelas, porém ao ser chamada sua atenção, respeita e muda o comportamento.

MODELO 12

Analisando de forma processual o desempenho do aluno, foi possível considerar que o mesmo está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino e aprendizagem. Possui uma boa integração social, porém muitas vezes se envolve em discussões com os colegas de classe o que acaba prejudicando sua concentração e consequentemente sua aprendizagem. Apresenta algumas dificuldades de leitura, estando no nível pré-leitor, não conseguindo interpretar a maioria dos textos. Costuma escrever palavras faltando letras e pequenas frases muitas vezes incompletas e com bastante erros. Possui algumas dificuldades em resolver situações problemas, bem como operações  com reserva, tal dificuldade se mostra pelo fato de o aluno não prestar atenção e se distrair com facilidade. Com base nestas e em outras observações, pode-se concluir que o aluno precisa envolver-se mais, uma vez que é muito retraído, concentra–se muito pouco nas aulas, bem como nas atividades, demonstrando pouco interesse em desenvolver-se. Tem carecido em realizar atividades que são enviadas para casa, porém com treino e acompanhamento tende a melhorar nesses requisitos.